segunda-feira, setembro 22

NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Em Joinville, a Associação de Moradores Amigos do...

NÓS DE JOINVILLE WEB TV: Em Joinville, a Associação de Moradores Amigos do...: Por James Klaus em 22/09/14 www.nosdejoinville.com.br



segunda-feira, setembro 22, 2014



Em Joinville, a Associação de Moradores Amigos do Loteamento Catoni (Amalca), em reunião extraordinária, delibera sobre a pavimentação da Rua Jacob, no bairro Costa e Silva

Por James Klaus em 22/09/14

www.nosdejoinville.com.br



O povo cobra


Deputado estadual é chamado por associação de moradores para prestar contas durante reunião da associação





Comunidade da Amalca ouve deputado e busca melhorias






A Associação de Moradores Amigos do Loteamento Catoni (Amalca), no bairro Costa e Silva, recebeu o deputado Darci de Matos (PSD) em uma reunião extraordinária, realizada no sábado (20/09), para saber da situação do pedido de pavimentação da Rua Jacob, no Costa e Silva.


Deputado Darci de Matos (PSD) explica sua ações
Sede provisória da sede  da Associação de Moradores é na casa do presidente Paulo Rodrigues


A via é centenária, interliga os bairros Vila Nova e Costa e Silva, é acesso à cidade –no Km 36 da BR-101- e sedia uma Unidade Básica de Saúde da Família (USBF), mas continua em condições precárias. A poeira toma conta do ar em dias de sol e a lama traz transtornos quando chove, sendo que muitos moradores da região –a poeira atinge uma comunidade de aproximadamente 2000 pessoas- desenvolveram doenças respiratórias ao longo dos anos. O pedido de socorro às autoridades é feito há décadas, mas só teve respaldo em 2012, com o realinhamento da via –a rua Jacob passava sobre o terreno de um morador e um poste da Celesc estava no meio da rua se o traçado desta estivesse correto-, com o início da drenagem e elevação da via com pedra “rachão”.



Luta da comunidade se intensificou em 2009

Foto: www.nosdejoiville.com.br
Rua Jacob passava sobre um terreno particular e poste estava no traçado original da via

Foto: www.nosdejoiville.com.br

Em 12/09/2012  inicia a drenagem e elevação da via com pedra “rachão”.Foto: www.nosdejoiville.com.br
Realinhamento da via e relocamento do poste da Celesc - (2012)Foto: www.nosdejoiville.com.br


Em 28 de julho de 2013, o deputado participou de uma reunião na Amalca e disse que levaria a questão adiante e que faria um “apelo ao prefeito para ver o que é possível fazer na Jacob”. Como fruto desse contato, o prefeito Udo Döhler visitou a região no dia 05 de outubro às 7h37min de um sábado, acompanhado pelos secretários do Seinfra Romualdo França, deputado Darci de Matos, presidente do Ippuj Vladimir Constante e Aldo Borges, então presidente da Fundema para avaliar in loco o que poderia fazer em termos de pavimentação. Conforme artigos e vídeos postados no site da Amalca, o prefeito cogitou a possibilidade de incluir a rua em um projeto do Fundam, uma linha de crédito de recursos federais –e que exigem projetos específicos- e reconheceu a urgência da obra na Jacob.










 Na mesma ocasião, o Secretário da Seinfra afirmou que “Na metade do ano que vem deve começar alguma coisa”, disse Romualdo França ao ano de 2014. Em meados de 2014 a drenagem foi concluída, mas nada de pavimentação e o silêncio das autoridades competentes sobre a obra preocupava ainda mais os moradores.



Rua Jacob em 28/06/14: finalização e conclusão da drenagem

 Foto: www.nosdejoiville.com.br


Rua Jacob em 28/06/14

 Foto: www.nosdejoiville.com.br


Cobrança



Cobrado pela comunidade na reunião de 20/09/2014, Darci explicou que deputado não faz obra, mas fiscaliza e legisla as leis e que mesmo assim intercedeu junto ao governo estadual num esforço conjunto com a prefeitura de Joinville. “Pessoal, o que eu pude fazer eu fiz até aqui, mas não depende só de mim. Vou ligar para o prefeito ou para o secretário do Seinfra e convido vocês a ouvirem o que eles têm a dizer sobre a Rua Jacob”, disse Darci em meio às cobranças de posicionamento. O próprio Darci se surpreendeu com a dificuldade de encontrar sinal para celular na região –outra demanda da comunidade-, sendo que somente após caminhar quase toda a extensão do terreno em zigue-zague, posicionando alternadamente o aparelho em busca de sinal, cuja sequência de rodopios lembrava uma cômica dança e provocou graça aos presentes. Insistentemente buscado, o sinal –achado próximo ao pé de limão na propriedade do presidente da associação Paulo Rodrigues- permitiu o contato desejado. Mas a maior surpresa veio da informação obtida –e devidamente gravada- de Romualdo França, que informou a contratação da camada asfáltica para a via e início da aplicação “nos próximos 10 dias”. Aliviado, Darci brinca com Romualdo referindo-se aos votos que perderia se falhasse na missão e, extasiado, comunica a boa nova aos presentes. “A notícia é melhor do que esperávamos, pessoal, a comunidade de vocês está de parabéns pela união e pela força que mostraram. Falei com o Romualdo e ele disse que as máquinas devem começar dentro de uns dez dias. Vocês conseguiram, gente!”. Segundo ele, a verba vem de recursos próprios do governo estadual e do BNDES.



Ouça a entrevista:

http://www.deezer.com/playlist/992904877



Áudio da conversa com Romualdo França (Seinfra):

 http://www.deezer.com/playlist/992904877

Deputado Darci de Matos (PSD)




























O ato demonstrou como é importante o povo entender seu direito – e obrigação enquanto cidadão- de cobrar dos políticos ações de melhoria. Chamar autoridades em pleno sábado à tarde, participar de uma reunião tensa, repleta de críticas foi o exercício de cidadania empenhado por aproximadamente 20 pessoas presentes àquela reunião. E os demais? Por que não se interessam? Não é difícil flagrar esses omissos dando verdadeiros discursos em balcões de padaria ou em supermercados, insuflando revolta e generalizando os políticos sem sequer acompanharem o que é decidido sob seus empinados narizes. Sempre arranjam uma desculpa para sua acomodação intelectual em relação à prática política, esta,que aliás, começa dentro de casa.



Acorda povo!







(As gravações do contato com Romualdo França, do Seinfra, bem como as entrevistas com o deputado e com o presidente da Amalca  encontram-se anexadas a este artigo.)