segunda-feira, maio 20

Joinville se prepara para a Conferência Municipal de Educação

EDUCAÇÃO: 
Joinville,
20/05/2013


A partir da próxima segunda-feira (27), cerca de 350 pessoas discutirão os rumos da educação da cidade, do Estado e do país durante a III Conferência Municipal de Educação de Joinville. O evento, que segue até terça-feira (28), é uma preparação para as conferências intermunicipal e estadual, que devem ocorrer em junho e em setembro. Os participantes da conferência foram definidos entre delegados eleitos, escolhidos pelas escolas, e delegados natos, representando o Conselho Municipal de Educação, o Fórum Municipal de Educação e a comissão organizadora do evento.

A programação começa na segunda-feira, às 19 horas, com uma palestra do representante do Ministério da Educação (MEC), Geraldo Grossi. Ele falará sobre o sistema nacional articulado de educação, que envolve as esferas municipal, estadual e federal. A conferência será realizada na Câmara de Vereadores. Na mesma noite, os representantes do Fórum Municipal de Educação serão empossados.

Na terça-feira (28), o trabalho ocorrerá dividido por eixos temáticos. No total, são sete assuntos diferentes que compõem o documento a ser discutido em todas as conferências municipais. Durante a manhã, os delegados discutirão os eixos. No período da tarde, haverá apresentação das propostas na plenária final e a votação dos encaminhamentos propostos por Joinville.

O resultado será um novo texto, reescrito e modificado com base no Documento Referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE), caracterizada pelo MEC como um “espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional”. A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Pavimentação de ruas é retomada na região do Rio do Ferro

Pavimentação de ruas é retomada na região do Rio do Ferro
Joinville, 
20/05/2013



As obras de pavimentação na região do Rio do Ferro, bairro Aventureiro, foram retomadas na manhã desta segunda-feira (20/5). O prefeito Udo Döhler e o secretário de Habitação, Fábio Dalonso, estiveram no local para acompanhar a retomada dos serviços, que estavam paralisados desde o ano passado. A pavimentação faz parte de uma série de obras previstas para a região, através do Programa Habitar Brasil BID. O Programa incentiva a geração de renda e o desenvolvimento de áreas em situação de vulnerabilidade, para melhorar as condições habitacionais da região.

Trechos das ruas Carlos Roberto Vilpert, Costinha, Henriqueta Brieba e Vitorino Silvino Bitencurt serão pavimentados. O investimento nesta etapa do projeto será de R$ 486.433,78. As obras contempladas no Habitar Brasil BID preveem ainda a construção de dez unidades habitacionais, a implantação de uma área de lazer e a de uma passarela sobre o Rio do Ferro.

A licitação para a construção das residências já foi executada e aguarda homologação. Assim, o início da construção das casas deve ser a próxima etapa do projeto.

A área de lazer contemplada no investimento será construída na rua Carlos Roberto Vilpert e contará com quadra poliesportiva, quadra de areia, parquinho, academia da melhor idade, pista de skate e palco para eventos culturais. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Joinville também será beneficiado com ampliação e reforma.

Na visita ao local, o secretário de Habitação, Fábio Dalonso avaiou que todos estes investimentos trarão muitos benefícios para os moradores. “A partir do desenvolvimento da região, a comunidade passa a usufruir de melhores condições de vida”, relatou o secretário Dalonso.

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville) 

ITTRAN Joinville e as subprefeituras dos bairros

ITTRAN: Instituto de Trânsito e Transportes organiza reunião com subprefeitos
Joinville,
20/05/2013



Para articular de maneira mais efetiva a interlocução entre as subprefeituras e o Instituto de Trânsito e Transportes (Ittran), um encontro acontecerá nesta terça-feira (21/5), com os dirigentes das respectivas pastas. A reunião, que começará às 9h30, contará com a presença dos oito subprefeitos do município, do diretor-presidente do Ittran, Eduardo Régua, e dos diretores técnico e de trânsito do Instituto.

No início deste ano, foi feito um levantamento geral das atribuições do Ittran e, durante o encontro, serão apresentadas aos subprefeitos a nova política administrativa do Instituto, as atribuições de cada setor, assim como os serviços oferecidos à comunidade. A partir da atuação efetiva das subprefeituras nos bairros, os moradores poderão encaminhar suas demandas e solicitações para estas unidades. As subprefeituras por sua vez, ficarão responsáveis por encaminhar a demanda para o setor responsável do Ittran e, para que este encaminhamento aconteça de forma efetiva, é necessário o conhecimento das atribuições de cada coordenadoria do Instituto.

Uma das metas do Ittran é a ampliação da extensão de calçadas no município e as subprefeituras podem auxiliar neste aspecto, por exemplo, atuando junto à comunidade com orientações. “Como as subprefeituras estão mais próximas da população, é mais fácil o morador encaminhar sua demanda por meio desta unidade. A interlocução é mais viável e, posteriormente, a solicitação é encaminhada ao Ittran”, conta Simone Hasselmann Gamba, gerente de gabinete do Ittran.

Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)